Campanha de controle de consumo de água para o verão 2014

Convidamos você para participar da campanha de redução de consumo de água no nosso condomínio. A meta de redução é de 20% durante o verão (de janeiro a abril) em comparação ao mesmo período de 2013.

As contas da CEDAE no último verão registraram um consumo acima da média histórica e influenciaram no custo, ou seja, no fator (R$/m3) que é utilizado no cálculo do valor da distribuição individual. Isso provocou contas elevadas para todas as unidades, muito acima de nossas expectativas.

A média de consumo nos primeiros quatros meses de 2013 foi 14% maior do que registrado no mesmo período de 2012, saindo de 5235 m3 para praticamente 6 mil m3. Uma tendência que nos preocupa e que podemos evitar.

A CEDAE utiliza o método progressivo na cobrança da água e cobra preços diferenciado por faixas de consumo. Logo, quanto maior for o nosso consumo, maior será o preço médio do metro cúbico e, consequentemente, a nossa conta crescerá, tal como a distribuição individual, independente do método que optarmos para a distribuição desse custo (divisão simples, fração ideal ou mediação de consumo individual – Esse último é o utilizado atualmente).

Por isso, não é correto qualquer comparação do valor praticado individualmente com residências fora do sistema hidráulico do Lótus. Como o preço aplicado às unidades resulta de um cálculo do consumo geral, a partir da conta da CEDAE, cada condomínio, a partir de suas características, estará arcando com uma faixa de preço distinto.

Sendo assim, só há uma forma de reduzirmos o valor pago por todos: Redução do consumo geral. Para isso, tanto a administração no que diz respeito a área comum e cada condômino, em sua unidade, precisa investigar, corrigir possíveis vazamentos e evitar desperdícios, exercitando um consumo mais consciente.

Entendemos que o período do verão, quando o calor é intenso, coincide com as férias escolares e quando muitos pais optam pelas suas férias, é verificado um consumo acima da média anual. Sabendo disso, podemos nos prevenir e transformar esse conhecimento em oportunidade de vistoriar, calibrar e consertar equipamento, observar os hábitos e instalar itens que auxiliam na redução do consumo como redutores de vazão nos chuveiros e torneiras.

Caso consigamos atingir a meta, além de evitarmos o desperdício e alcançarmos um melhor uso desse recurso no nosso condomínio, teremos equipamentos melhor ajustados e mais eficientes. No fim, passaremos a pagar não somente pelo que consumimos, mas o que realmente necessitamos, refletindo diretamente nas contas individuais.

Essa campanha visa atingir, principalmente, a origem e um dos principais motivadores do aumento da conta paga por todos nos períodos de maior consumo.

Para facilitar o monitoramento, a administração intensificará as leituras visuais parciais, realizando uma de todos os hidrômetros por semana. Os registros poderão ser acompanhados pelo sistema ou configurados pela unidade para serem enviados automaticamente por e-mail aos seus respectivos moradores.

Esperamos que, com essas e outras iniciativas, possamos amenizar os efeitos do verão e passar pelo período sem surpresas. Em caso de dúvidas e auxílios, entre em contato conosco.