O dreno do ar condicionado

Cada equipamento tem um modo de drenar a água, por isso é importante ficar de olho no seu aparelho.

O que é o dreno e para que serve
Nos condicionadores de ar, o dreno é a parte responsável por remover a água produzida pelo aparelho. Quando em operação, o equipamento retira a umidade do ambiente em que está instalado, realizando o processo de condensação, que é quando a água passa do vapor para o líquido. Todo ar condicionado tem um sistema de drenagem, independente do tipo.

Problemas que o dreno pode causar
Problemas comuns do ar condicionado podem ter origem no dreno. Isto é, se ele não estiver em condições corretas, pode causar gotejamento na unidade interna, perda na eficiência do aparelho e até mesmo mau cheiro no ambiente em que o ar condicionado está instalado.

Dreno do Janela/Janeleiro
O dreno nos modelos janela consiste num pequeno orifício na parte externa do aparelho, que serve para expelir a água condensada. Habitualmente, não se mexe no dreno do ar condicionado janela, exceto quando as gotas d’água caem numa marquise ou calçada. Se isso acontecer é necessário providenciar uma bandeja coletora ou um duto para redirecionar o líquido para o local apropriado. O gotejamento nestas áreas pode danificar a estrutura de prédios e criar limo nas vias, ocasionando acidentes aos pedestres.

Dreno do Ar condicionado janela

Dreno redirecionado no modelo janela

Bandeja Coletora para ar condicionado

Bandeja coletora com dreno para ar condicionado janela


Opções de bandeja coletora:
Tek-Fibra
LL Construção

Dreno seco de ar condicionado
Alguns condicionadores de ar modelo janela contam com a opção do dreno seco. Esta função nao causa gotejamento na parte externa, pois captura a água condensada em uma bandeja dentro do aparelho. Quando o reservatório enche, a hélice é encarregada de salpicar a água na serpentina da câmara de condensação, que por sua vez evapora a água pela sua alta temperatua. Este processo de evaporação interna da água, além de eliminar o pinga-pinga na rua, auxilia no rendimento do aparelho, resfriando seu sistema. Porém, alguns usuários reclamam do dreno seco, pois a hélice faz bastante barulho quando em contato com a água. Para desativar a função, basta abrir a tampar do dreno (borracha de vedação), localizada atrás do aparelho. Assim a água é escoada para fora sem fazer barulho.

Os fabricantes afirmam que o dreno seco garante economia de energia, pois ele ajuda na troca térmica do equipamento. Os modelos que contam com esta funcão são: Springer Duo e Komeco KOJ07, ambos janeleiros. Se você souber de mais aparelhos que tenham dreno seco, deixe um comentário.

Dreno do Split hi-wall e Piso-teto
Nestes dois tipos de ar condicionado split, a drenagem é feita obrigatoriamente por meio de dutos. É necessário observar com atenção o local onde o dreno será instalado. Nestes equipamentos o dreno sai da unidade interna (evaporadora) e é direcionado para um ponto de água pluvial. Não é indicado drenar a água para ralos ou esgotos, pois quando o split é desligado pode acabar “trazendo” o mau cheiro para dentro do ambiente.

Na unidade interna, recomenda-se usar o lado direito para saída de dreno, enquanto as demais tubulações ficam do lado esquerdo da evaporadora. A gravidade se encarrega de levar a água embora no sistema dos hi wall e piso-teto, e, portanto o escape de água não pode ficar inclinado nem obstruído. Em alguns casos, o instalador precisa providenciar um sifão para expelir a água.

Instalação dreno ar condicionado split

Manutenção do dreno
Quando houver a manutenção do ar condicionado, verifique também o sistema de drenagem do equipamento. Nos janeleiros é comum a obstrução da saída de água na bandeja por folha secas, poluição e outros objetos. Já nos modelos split o caninho de drenagem pode desnivelar ou entupir, ocasionando o pinga-pinga para dentro do ambiente. Se o usuário optar, existem aparelhos que são instalados junto do ar condicionado para evaporar a água condensada, dispensado o sistema de drenagem tradicional.

Fonte: WebArCondicionado