Como escolher um bom síndico?

Eleger um síndico é como eleger um presidente: é necessário conhecer cada candidato, suas propostas e o seu perfil. Isso porque o síndico tem papel fundamental dentro de qualquer condomínio, já que ele administrará as contas conjuntas e conduzirá as melhorias do prédio. É importante que o candidato tenha largo conhecimento sobre o condomínio e sobre as suas necessidades, além de responsabilidade e habilidade para fazer uso do orçamento.

Escolher um síndico é coisa séria, por isso, atente-se aos requisitos que podem facilitar a sua opção por um candidato. O mais adequado é aquele que conhece as necessidades do próprio condomínio — ele tem conhecimento das melhorias a serem feitas no prédio, de quais são as prioridades, quais problemas precisam ser corrigidos primeiro etc. Sobretudo, o bom candidato é aquele que também conhece as finanças do prédio. Afinal, dentro do condomínio, muitas das contas são conjuntas e é importante que se faça uma gestão adequada, de maneira a ser justo e igualitário com todos os condôminos.

O bom síndico também precisa ter pulso firme. Os condomínios estão sempre sujeitos a inadimplência por parte dos seus moradores, o que pode prejudicar todo o funcionamento do prédio e acumular dívidas. O síndico escolhido pelos condôminos deve ser aquele que sabe cobrar e tem tato para lidar com esse tipo de situação, que é frequente em prédios residenciais.

Busque sempre eleger o candidato que atenda ao maior número de itens. As exigências para o bom síndico são:

  • Ter metas definidas para o condomínio;
  • Ter planos efetivos para atingir tais metas;
  • Estar atento à realidade financeira do condomínio;
  • Respeitar a individualidade de cada condômino e sua privacidade, já que o seu papel é administrativo;
  • Ter organização;
  • Ter todos os documentos do prédio disponíveis para a consulta dos moradores (contas pagas, gastos com reformas etc.);
  • Saber gerir os ocasionais conflitos que podem surgir entre os moradores;
  • Saber fazer cobranças.

Agora você já sabe como escolher um bom síndico para garantir o conforto de todos os condôminos! Seja participativo nas assembleias e tenha dedicação na hora de conhecer os candidatos que disputarão o cargo — lembre-se de que uma escolha inadequada refletirá negativamente em todos os moradores, inclusive em você e, possivelmente, no seu bolso.

Lembrando que o síndico do Lótus para gestão 2016/2017, será escolhido no dia 31/03/2016 às 19h:30 min.