O famoso pinga pinga do ar-condicionado.

Ar-condicionado sem a mangueira, causa o efeito pinga pinga.

O ar-condicionado é um bom aliado no verão e nos dias quentes. Sua utilização começa a aumentar e isso pode causar problemas em condomínios.

Isso porque alguns aparelhos começam a pingar tanto em outros apartamentos, quanto nas áreas externas ao condomínio, causando transtorno.

Essa pode ser uma das maiores brigas entre vizinhos durante o verão, porque ninguém consegue conviver com tanto pinga-pinga. O que fazer nesse caso?

O proprietário é responsável pela adequada canalização da água. Se você for o causador do problema, não se sinta ofendido se um vizinho te ligar avisando do problema. Peça desculpas e providencie a reparação o quanto antes.

Se você for o reclamante, e viu que não teve solução após a sua reclamação, você deve conversar com o síndico, para que ele possa intervir na situação.

SOLUÇÃO PARA O FAMOSO PINGA-PINGA DO AR-CONDICIONADO

Instale um cano plástico de aproximadamente 50cm, na parte traseira do aparelho, para desviar a água condensada onde ela possa ser coletada ou escoada sem problemas.

CONHEÇA A LEI

Segundo a Secovi Rio, existe a Lei Municipal nº 2.749/1999, que estabelece que os aparelhos de ar-condicionado projetados para o exterior das edificações deverão dispor de acessório, em forma de calha coletora, para captar a água produzida e impedir o gotejamento na via pública. Além disso, impõe penalidades caso ocorra o gotejamento, podendo o condomínio responder solidariamente com o infrator. Cabe à Coordenação de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda a fiscalização do cumprimento da lei.

É indicada a realização de uma assembleia para instituir normas sobre o assunto. Caso nada seja suficiente, o síndico ou o morador incomodado pode propor uma medida judicial.