Boleto Expresso de Adiantamento de crédito

O “Boleto Expresso” é uma nova funcionalidade do Sistema Sindacom onde, além de agilizar a geração de boletos para fins específicos, permite que alguns desses possam ser gerados pelo próprio morador com o seu acesso.

Aqui apresentamos um novo tipo chamado de “Adiantamento de crédito”, que pode ser muito útil em tempos de isolamento social e no aprofundamento de uma provável crise econômica, mas também pode ser utilizado em diversas outras aplicações em benefício do próprio morador.

Em essência, esse tipo de boleto permite a antecipação de um crédito qualquer a ser descontado no próximo boleto mensal, compensado antes da sua geração. Ou seja, o morador gera um Boleto Expresso de Adiantamento de Crédito no valor que desejar, quantas vezes desejar, e os valores pagos e compensados virão como desconto no próximo boleto mensal.

Inicialmente, essa opção foi pensada para um público específico que possa vir a ter dificuldades para honrar os boleto do condomínio. Assim, esses poderão minimizar os encargos como multa, juros e honorários antecipando o quanto for possível e recebendo em desconto em seu boleto mensal, que naturalmente, virá com um valor original menor.

Essa operação pode ser feita a qualquer tempo e quantas vezes o morador desejar e puder durante o mês, quando todos os créditos compensados até a geração do boleto mensal serão descontados. Para esse fim, identificamos diversos cenários possíveis como antecipação incerta daqueles que não estão tendo regularidade em seus pagamentos ou até ajuda de terceiros como parentes em parte do valor.

Com o aprofundamento dos estudos dessa nova funcionalidade, outras aplicações foram observadas para essa modalidade de Boleto Expresso, tais como:

* Acordos com inquilino: O proprietário ou seu procurador pode, todo mês, gerar um antecipação de crédito com valores específicos, fixos ou calculados, pré-acordados com seu inquilino, para o pagamento do condomínio e esse vir como desconto no mês seguinte.

* Transferência de responsabilidades: Na existência de valores como, por exemplo, água de períodos pregressos, pró-rata do valor do condomínio ou rateio entre os próprios moradores, o condômino pode gerar um boleto para o pagamento de terceiros, resultando em desconto.

* Ausência programada: Em caso de viagem longa ou outro compromisso com longa ausência que dificultará o acompanhamento da emissão boletos mensais, o morador pode antecipar um caixa a ser compensando mês a mês.

* Vaga de estacionamento: Uma unidade pode emitir boleto de adiantamento para cobrança de vaga de estacionamento no valor acordado com o vizinho, sendo descontado em seu boleto mensal.

* Negociações avulsas: Qualquer morador pode emitir um boleto de adiantamento do condomínio para cobrar por serviços prestados e isso vir como desconto no seu boleto mensal.

Talvez existam outras aplicações não identificadas, mas a essência dessa funcionalidade se mantém a mesma, que consiste em gerar um boleto dessa modalidade de qualquer valor, sendo pago, é gerado um desconto no mesmo valor no próximo boleto mensal após a compensação.

Atualmente, essa funcionalidade está disponível para os proprietários das unidades e pode ser acessado no menu Financeiro > Cobrança. Assista o vídeo de instruções abaixo para saber como gerar o seu Boleto Expresso de Adiantamento de crédito. Mas pedimos que leiam com atenção todas as instruções, que são objetivas e de fácil compreensão.

Em caso de dúvida ou dificuldade, a administração poderá auxiliar e também gerar o boleto para o morador. Esse boleto prevê a cobrança de uma tarifa bancária. Caso o boleto não seja pago, ele será excluído após o vencimento e essa tarifa será cobrada no próximo boleto mensal.

Novas funcionalidades estão sendo estudadas e desenvolvidas para auxiliar os moradores nesse tempo de pandemia. Estamos nos adaptando a nova realidade, deixando um legado que também poderá ser muito útil quando tudo voltar ao normal.